Estrabismo
TIPOS DE ESTRABISMO
Esotropia infantil: onde o olho se volta para dentro, é um tipo comum de estrabismo em crianças. As crianças pequenas com esotropia não podem usar seus olhos em conjunto. Esotropia acomodativa: é a forma mais comum de esotropia que ocorre em crianças geralmente com 2 anos ou mais. Neste tipo de estrabismo, quando a criança se concentra os olhos se voltam para dentro. Este desvio pode ocorrer quando se concentra a distância, de perto ou de ambos.
Exotropia: quando um olho desvia para fora, é um outro tipo comum de estrabismo. Isso ocorre com mais freqüência quando uma criança está se concentrando em objetos distantes. A exotropia pode ocorrer apenas de vez em quando, especialmente quando uma criança sonha acordada, está doente ou cansada. Os pais muitas vezes percebem que a criança aperta os olhos quando saem na luz solar.
ESTRABISMO : - CAUSAS
Seis músculos oculares, que controlam o movimento dos olhos, estão ligados ao lado de fora de cada olho. Para alinhar e concentrar-se em ambos os olhos em um único alvo, todos os músculos de cada olho devem estar equilibrados e trabalhando juntos. Para os olhos se moverem em conjunto, os músculos de ambos os olhos devem ser coordenados. O cérebro controla esses músculos.
Com a visão normal, ambos os olhos miram no mesmo local. O cérebro combina então as duas imagens em uma única imagem, tridimensional. Esta imagem tridimensional nos dá a percepção de profundidade.
Quando um olho está fora de alinhamento, duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro. Em uma criança, o cérebro aprende a ignorar a imagem do olho desalinhado e vê apenas a imagem do olho reto ou de melhor visão. A criança, então, perde a percepção de profundidade.
Adultos que desenvolvem estrabismo frequentemente têm visão dupla porque seu cérebro já
aprendeu a receber imagens de ambos os olhos e não pode ignorar a imagem do olho desviado.
A criança geralmente não vê duplo.
Estrabismo é especialmente comum entre crianças com distúrbios que podem afetar o cérebro,
tais como:
• Paralisia cerebral;
• Síndrome de Down;
• Hidrocefalia;
• Tumores cerebrais;
• Prematuridade.
A catarata ou olho lesão que afeta a visão também podem causar estrabismo. A grande maioria das crianças com estrabismo, no entanto, não têm nenhum desses problemas. Muitos têm uma história familiar de estrabismo.